Guia XCSoar

1 Passo -> Instalar xcsoar:

market://search?q=org.xcsoar&c=apps

2 Passo -> Abrir o XCSoar (clicar em Fly) e depois fechar o XCSoar.

3 Passo -> Vericar que a pasta XCSoarData foi criada dentro do celular.

4 Passo  -> Copiar os arquivos abaixo e salvar dentro da pasta XCSoarData do celular

 

BRA_SUDESTE_HighRes.xcm
Espaco_Aereo_BRA_2013_08.txt
brasilwaypoints.cup
default.prf
goiais_jaragua_high_resolution.xcm
voo_pampo.igc
waypointmario.cup

 

5 Passo -> Ajustar a curva polar para o parapente adequado. Nesse exemplo, ajustei para parapente EN C:

Esse passo é importante, pois o XCSoar precisa saber que tipo de aeronave você está utilizando para fazer os cálculos. Por exemplo, com que altura chegaremos a um determinado waypoint(a um pouso, por exemplo)? O planador tem um alcance muito maior que um parapente, no caso. Essa configuração é de extrema importância para o XCSoar:

6 Passo -> Configurar Mapas e Waypoints

Depois que os arquivos do Passo 4 foram copiados para o XCSoarData, eles estarão disponíveis para seleção dentro do programa XCSoar. Para configurar dentro do XCSoar, basta seguir o vídeo abaixo:

Passo 7 -> Configurar Espaço aéreo

De forma similar ao passo anterior, podemos configurar o espaço aéreo através do arquivo baixado no Passo 4 da seguinte forma:

Passo 8 -> Simular um voo através de um arquivo .igc

Esse passo é bastante útil para o aprendizado do XCSoar. Não é necessário voar com o celular para testar o software, basta apenas dar ‘play’ em um arquivo igc. No Passo 4, copiamos o arquivo voo_pampo.igc. Que é um voo que fiz com decolagem da rampa norte e pouso em Jaconé no condomínio PAMPO. Observe que trocamos de páginas, no caso tempos 4 páginas configuradas. Também estarei dando zoom no vídeo e, em um determinado momento, eu desenho um ‘L’ na tela do mapa para ‘Listar’ os waypoints disponíveis. Nesse caso, eu seleciono o PPAMPO marcando um GOTO, que é pouso no pampo. Apartir daí, podemos gerenciar a distância para o pampo e com que altura chego na praia(informação em WP AltD – diz a altitudo que chegamos no próximo waypoint). Segue o vídeo:

Passo 9 -> Criar uma prova de race to goal. Nesse exemplo, vamos criar uma prova simples, com decolagem na rampa leste, passando no tingui, depois na rampa sul e, finalmente, pouso na praia. Após montada a prova, vamos simplesmente simular o voo igual como fizemos no passo 8. A diferença é que eu escolhi o replay 10x para acelerar o voo, já que o voo demora um tempo considerado:

Passo 10 -> Gerenciar provas. Como armazenar provas no celular para ser carregado novamente no futuro:

Passo 11 -> Configurar o XCSoar para ter apenas 2 páginas. Uma sem informação nenhuma(só com o mapa) e a outra com apenas 4 informações: Hora, altitude do GPS, Velocidade em relacao ao chão e vario)

Passo 12 – Configurar Horário (UTC offset) e hora de prova. Primeiramente, configuramos o horário que queremos utilizar para a hora local, configurando a diferença do horário UTC( que é o horário que vem no sensor de GPS). Após essa configuração, criamos uma prova simples(só com start e goal) para mostrar como configurar o horário de start. Se não houver horário(tudo em brando), a prova já é iniciada assim que saímos do raio de start. Depois mostro mais dois exemplos: 1) configurar um horário tarde (14h) mostrando que o start não é acionado quando saímos do raio e 2) configurar um horário antes (13h) mostrando que o start é acionado quando saímos do raio.